Câmara Municipal sedia II Fórum Mulheres na Política

Evento acontecerá no dia 08 de novembro, às 08h30, no Plenário do legislativo
Câmara Municipal sedia II Fórum Mulheres na Política

Fotos: Newton Barbosa / Aline Pereira

“Mulheres na Política” é uma iniciativa prevista na Resolução nº 79 de 20 de outubro de 2017, de autoria do Vereador Luciano Mega (PDT).

Neste ano o fórum tem como tema os "Desafios e Perspectivas da Trajetória Política das Mulheres", e contará com palestra da juíza Márcia Mendes e depoimentos de vereadoras sobre o cotidiano na política.

É notória a importância do papel da mulher nos postos de trabalho, no rendimento familiar e cenário eleitoral, sendo eleitora ou candidata a algum cargo efetivo. É importante destacar que as mulheres ainda ocupam cargos mais precários no mercado de trabalho, e a remuneração feminina ainda é inferior aos homens.

No cenário político as mulheres ocupam somente dez por cento das cadeiras parlamentares da Câmara dos Deputados e dezesseis por cento no Senado Federal.

O Brasil ocupa hoje a 116ª posição no ranking de 190 nações quando o assunto é a participação feminina no Parlamento. Nos Legislativos Municipais há 7 vereadores para cada mulher vereadora. Ressalta-se que a representatividade é cada vez maior das candidatas, porém a mulher ainda é vítima de preconceitos, exclusões e violência.

"Vamos abrir discussão sobre esses dados. Vamos ouvir as experiências e vivências dessas mulheres, debater e tentar mostrar que os tempos estão mudando. O evento conta com o apoio da Escola do Parlamento da Câmara Municipal, por isso estamos divulgando para que os interessados realmente compareçam. Será um dia muito especial para discutirmos ideias e soluções", afirma o vereador Mega.

Por Assessoria Luciano Mega